logo


Montadoras de veículos podem ganhar Detran móvel na região do ABCD

Fonte: Rede Bom dia 05/09/2011
As montadoras de São Bernardo podem ganhar unidade exclusiva do Detran. A possibilidade foi indicada ontem pelo secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, durante visita à cidade.

As companhias de automóveis da cidade enviam diariamente documentos de pelo menos 500 veículos para serem licenciados no Ciretran local. A ideia é equipar uma divisão móvel para ir até as empresas, e em consequência, desafogar o atendimento do órgão fixo.

A iniciativa, no entanto, não tem prazo para sair do papel.
O secretário esteve no município para inaugurar de maneira oficial o novo modelo  do Detran. Entre as mudanças do local, estão a desburocratização de procedimentos e  aumento da capacidade de atendimento, de 300 pessoas para até mil por dia. Além do chefe da Pasta, o prefeito do município, Luiz Marinho, e políticos da região estiveram presentes no evento.

“Aqui em São Bernardo descobrimos um passo importante que o Detran tem que dar, que é em relação as montadoras. Através de uma parceria com as montadoras e sua associação [Anfavea] queremos atendê-los lá mesmo sem que tenham que se deslocar até aqui. Com isso, deixamos nossa capacidade para atender diretamente o cidadão”, disse  Semeghini que explicou que antes das empresas liberarem os veículos precisam licenciar.

“Estamos negociando a criação de uma unidade móvel. Vamos buscar recursos com as empresas para que nos ajudem a bancar”, disse o secretário que alertou que o custo para colocar o trabalho em prática é de R$ 100 a R$ 200 mil e dois funcionários.

Marinho achou a ideia boa devido a quantidade de licenciamento de novos carros que as companhias demandam – um terço dos automóveis do país são montados em São Bernardo. “Primeiro porque diminui a quantidade de trabalho aqui e segundo porque é possível atender melhor o cidadão. Ajuda nas duas pontas”, disse o prefeito.

A partir de agora o órgão passará a realizar provas teóricas em vários horários durante a semana com turmas de 30 pessoas. Anteriormente, os testes eram feitos somente as quarta-feiras.

Novos serviços

Novo portal

No site (www.detran.sp.gov.br) é possível solicitar 2ª via da CNH, Permissão Internacional para Dirigir e CNH definitiva.

Pelo telefone

No Disque Detran SP é possível tirar dúvidas sobre os serviços prestados pelo órgão. O número é 3322-3333.

Poupatempo

Já há serviços que podem ser feitos no Poupatempo, como, por exemplo,  primeira via da CNH, adição, mudança de categoria e reabilitação. Na região, os trabalhos são feitos em São Bernardo.

Poupatempo andreense

Órgão andreense deve ser inaugurado até o fim de 2012, segundo Gilmar da Silva Gimenes, diretor de Serviços ao Cidadão, que é ligado ao Poupatempo. De acordo com o porta-voz, se a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) entregar o laudo do terreno nos próximos dias a obra estaria completa em 16 meses. O local, que fica em terreno da Rhodia, está sendo investigado por possível contaminação por produtos químicos. O documento, no entanto, não tem prazo para sair. Se o terreno estiver contaminado a prefeitura terá que oferecer outro, o que atrasaria ainda mais a construção.

Nada a declarar

Questionado mais uma vez pelo BOM DIA sobre denúncia à secretária de Educação da cidade, Cleuza Repulho, Luiz Marinho disse que não tem nada a dizer. A chefe da Pasta é acusada pelo Ministério Público de Santo André de desviar verbas, enquanto trabalhou na cidade. “Não vou me pronunciar, pois não é o caso. Se for relacionado a minha administração pode me procurar que eu me pronunciarei”, afirmou o político.